sexta-feira, 29 de abril de 2011

Poesia

    A Poesia.


A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice." O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal).


"TUA PRESENÇA"

por: Sandra Rosa Gonçalves Rodrigues



VOCÊ ESTÁ PRESENTE

EM TODO O MEU SER

VOCÊ É A MINHA VIDA
EU PRECISO TE DIZER QUE NÃO VIVO SEM VOCÊ TENTE ENTENDER QUE O MEU CORAÇÃO SÓ A TI SABE QUERER ENCONTRO VOCÊ EM MEU PENSAMENTO BUSCO A TUA PRESENÇA A TODO MO MENTO NA ÀGUA DA CHUVA NO SOL DO VERÃO NO FRIO DO INVERNO NA MAIS PURA EMOÇÃO TUA PRESENÇA ALEGRA O MEU VIVER POR TODA A MINHA VIDA EU VOU SEMPRE TE QUERER.

Entreguerras, Bolsa de Valores e Mercado de ações

valore


Entre-guerras ou entreguerras  - é a denominação dada ao período que se estende do fim da primeira guerra mundial, em 11 de novembro de 1918, até o início da segunda guerra mundial, em 1 de setembro de 1939.
O período foi marcado pela Grande Depressão, associada a graves tensões políticas, culminando com a ascensão dos regimes totalitários em alguns países europeus, mas sendo assim esse período ocorreu também no resto do mundo. Na Alemanha e na Itália, surgiram o nazismo e o fascismo, respectivamente.
Estes graves problemas econômicos e políticos foram as causas da Segunda Guerra Mundial.
No Brasil, além do surgimento de um movimento de inspirações semelhantes ao fascismo, o integralismo, houve a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, instaurando o Estado Novo. Esse período entre-guerras pôs fim à hegemonia do capitalismo, e o socialismo foi colocado em prática.
Quando socialismo infiltrou-se na Rússia deu origem aos partidos de oposição ao Czarismo. Esses partidos são:
  • Os bolcheviques: eram a maioria, formados por camponeses e operários, com o objetivo de implantação imediata da revolução socialista. (Radicalismo revolucionário). A base dos bolcheviques era a ação dos sovietes que pregavam PAZ, PÃO e TERRA. A paz que eles tanto queriam era a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial; o pão era comida para os miseráveis, acabar com a fome; e a terra era terra para quem nela trabalha (reforma agrária).
  • Os mencheviques: eram a minoria, formados por burgueses que defendiam a implantação do socialismo de forma intermediária.
Nesse período os Estados Unidos passou a ser a grande potência mundial, tendo em suas mãos em torno de 50% de todo ouro mundial. Com a recuperação dos países europeus que sairam da 1ª Guerra Mundial, esses foram se erguendo, e tornaram-se independentes dos EUA. Dessa forma, a economia dos EUA começa a cair por final se originando a crise de 1929.


Crise de 1929, a Grande Depressão


Um fato importante que marcou os Estados Unidos pós-guerra foi a Grande Depressão, também chamada de Crise de 1929, pela qual o país passou. Ao final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos viviam um período de prosperidade e de total desenvolvimento jamais visto antes, que levava a euforia total da população do país. Mas, a partir do ano 1925, a economia norte-americana começou a passar por graves crises. Os principais motivos para o início dessa crise foram dois: o aumento da produção não conseguiu acompanhar o aumento dos salários dos trabalhadores e a restauração dos países europeus, que reduziram em grande parcela as importações de produtos norte-americanos. A produção das fábricas norte-americanas não parava, mas a falta de consumidores era um fato alarmante e que estava estampado na cara dos fabricantes. Devido a interligação desses fatos houve uma superprodução. As indústrias foram então forçadas a diminuir sua produção e a demitir diversos funcionários, fato que agravou ainda mais a crise. Essa crise chegou ao mercado das ações, onde os preços dos papéis da Bolsa Nova-Iorquina despencaram e ocasionaram o Crash da Bolsa de Valores. O dia 29 de outubro de 1929, dia em que os valores das ações caíram drasticamente, é conhecido popularmente como o início da Grande Depressão e a Quinta-Feira Negra. Com essa queda, milhares de corretores perderam de um dia para o outro grandes valores em dinheiro, a inflação implantou-se no país, houve duras quedas nas taxas de vendas de produtos, que levou ao obrigatório fechamento de diversas empresas rurais e industriais, além da elevação do desemprego.
Os efeitos dessa enorme crise foram vistos e sentidos no mundo inteiro. A Alemanha foi o país que mais se saiu prejudicado, pois vinha se recuperando da humilhações e das dívidas conseqüentes da Primeira Guerra Mundial graças aos capitais norte-americanos perdeu muito dinheiro e viu grande parte da sua população desempregada.
Para diminuir as conseqüências negativas da Grande Depressão, o presidente do país, Franklin Roosevelt introduziu um conjunto de medidas nomeado New Deal. O New Deal foi um progama que ajudou a reduzir os efeitos da crise a partir de 1933.
A Crise de 1929 é considerada a mais grave e mais longa de recessão econômica da século XX.

Fonte : http://pt.shvoong.com/books/1849012-per%C3%ADodo-entre-guerras/


Bolsa de Valores Como Funciona


Esta é uma dúvida de milhares de pessoas, pois todos sabemos o quão pode ser vantajoso investir na Bolsa de Valores. Por isso acompanhe a matéria de hoje e saiba todo o necessário sobre investimentos em ações.
Assuntos que dizem respeito ao sistema utilizado na “Bolsa de Valores” é de interesse de todos, visto que quem obtém uma maior percepção sobre isso, pode facilmente ganhar um bom dinheiro e viver das ações que comprar. Por isso ao decorrer deste artigo iremos esclarecer algumas dúvidas freqüentes e responder as principais perguntas feitas por principiantes que pretendem ser investidores da bolsa.

O que é a Bolsa de Valores?
É a organização do mercado, há locais específicos, onde são negociados as ações de empresas de capital aberto (sejam elas públicas ou privadas).

O Que São Ações?
Uma “ação’ é uma pequena parte do capital de uma empresa, como se fosse uma pequena fatia de todo o lucro. Uma pessoa que adquire uma ação através da Bolsa de Valores, passa a ser sócio dessa empresa, a grandeza disso vai depender da quantidade de ações de uma mesma empresa que você possuir.
Qual o Valor Mínimo que é Permitido Para Investir em Ações?
Não verdade não há um valor mínimo, este pode variar de acordo com a corretora e o preço das ações que desejar comprar. Para aqueles que investirem pequenos valores como, por exemplo, R$1.000 reais, um bom negócio pode ser optar por um fundo ou clube, pois esta é uma maneira de aumentar o total investido.

Quais os Riscos?
A compra de ações é considerada de risco pelo fato de que o preço das ações podem sempre variar, de acordo com o sucesso da empresa, por isso pode ser um investimento o qual não reverterá o valor investido.
Mas se você possui conhecimento de mercado esta pode ser uma boa opção, algumas pessoas vivem apenas dos lucros obtidos pela compra de ações, vale a pena pensar no assunto.

Mercado de ações

Antes de mais nada é importante definir o que é uma ação. Você já deve ter lido em algum lugar que uma ação é um título de renda variável emitido por uma sociedade anônima que representa a menor fração do capital da empresa emitente.

Vamos traduzir esta definição aos poucos: primeiro é importante entender o que é uma sociedade anônima (S.A.). Uma Sociedade Anônima é uma empresa que pode ter ações em bolsa (capital aberto), ao contrário, por exemplo, de uma limitada (Ltda), onde o capital não é listado em bolsas (capital fechado). A maior parte das grandes empresas são S.A´s, enquanto a maioria das pequenas empresas são Ltdas.




sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ondas Eletromagnéticas


A GERAÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Imagine uma antena de uma estação de rádio:
fig
Na extremidade da antena existe um fio ligado pelo seu centro a uma fonte alternada (que inverte o sentido a intervalos de tempo determinados). Num certo instante, teremos a corrente num sentido e, depois de alguns instantes, a corrente no outro sentido.
figfig
A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio em que ela se propaga.
Maxwell mostrou que a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética, no vácuo, é dada pela expressão:
fig
onde fig é a permissividade elétrica do vácuo e fig é a permeabilidade magnética do vácuo.
Aplicando os valores de fig e de fig na expressão acima, encontra-se a velocidade:
fig
ou
fig
(valor exato)
que é igual a velocidade da luz. Nisso Maxwell se baseou para afirmar que a luz também é uma onda eletromagnética.
Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte:
  • São formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis.
  • O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético.
  • São ondas transversais (os campos são perpendiculares à direção de propagação).
  • Propagam-se no vácuo com a velocidade "c" .
  • Podem propagar-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo.
Com isto, o campo elétrico ao redor do fio em um certo instante estará apontando num sentido e, depois, no sentido contrário.
Esse campo elétrico variável (E) irá gerar um campo magnético (B) , que será também variável. Por sua vez, esse campo magnético irá gerar um campo elétrico. E assim por diante .... Cada campo varia e gera outro campo que, por ser variável, gera outro campo: e está criada a perturbação eletromagnética que se propaga através do espaço, constituída pelos dois campos em recíprocas induções.
fig
Note que o campo elétrico é perpendicular à direção de propagação e o campo magnético também, o que comprova que a onda eletromagnética é uma onda transversal.
Além disso, o campo elétrico é perpendicular ao campo magnético, o que podemos verificar facilmente: quando um fio é percorrido por cargas em movimento, o campo elétrico num ponto próximo ao fio pertence ao plano do fio, enquanto o campo magnético está saindo ou entrando neste plano.
fig

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
A palavra espectro (do latim "spectrum", que significa fantasma ou aparição) foi usada por Isaac Newton, no século XVII, para descrever a faixa de cores que apareceu quando numa experiência a luz do Sol atravessou um prisma de vidro em sua trajetória.
Atualmente chama-se espectro eletromagnético à faixa de freqüências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas.
As ondas eletromagnéticas no vácuo têm a mesma velocidade , modificando a freqüência de acordo com espécie e, conseqüentemente, o comprimento de onda.
fig
** As escalas de freqüência e comprimento de onda são logarítmicas.
Fisicamente, não há intervalos no espectro. Podemos ter ondas de qualquer freqüências que são idênticas na sua natureza, diferenciando no modo como podemos captá-las.
Observe que algumas freqüências de TV podem coincidir com a freqüência de FM. Isso permite algumas vezes captar uma rádio FM na televisão ou captar um canal de TV num aparelho de rádio FM.
CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS RADIAÇÕES ONDAS DE RÁDIO.
"Ondas de rádio" é a denominação dada às ondas desde freqüências muito pequenas, até 1012 Hz , acima da qual estão os raios infravermelhos.
As ondas de rádio são geradas por osciladores eletrônicos instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior região. Logo o nome "ondas de rádio" inclui as microondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.
Ondas de rádio propriamente ditas
As ondas de rádio propriamente ditas, que vão de 104 Hz a 107 Hz , têm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior (ionosfera).
fig
Estas ondas, além disso, têm a capacidade de contornar obstáculos como árvores, edifícios, de modo que é relativamente fácil captá-las num aparelho rádio-receptor.
Ondas de TV
As emissões de TV são feitas a partir de 5x107 Hz (50 MHz) . É costume classificar as ondas de TV em bandas de freqüência (faixa de freqüência), que são:
  • VHF : very high frequency (54 MHz à 216 MHZ è canal 2 à 13)
  • UHF : ultra-high frequency (470 MHz à 890 MHz è canal 14 à 83)
  • SHF : super-high frequency
  • EHF : extremely high frequency
  • VHFI : veri high frequency indeed
As ondas de TV não são refletidas pela ionosfera, de modo que para estas ondas serem captadas a distâncias superiores a 75 Km é necessário o uso de estações repetidoras.
fig

Microondas
Microondas correspondem à faixa de mais alta freqüência produzida por osciladores eletrônicos. Freqüências mais altas que as microondas só as produzidas por oscilações moleculares e atômicas.
As microondas são muito utilizadas em telecomunicações. As ligações de telefone e programas de TV recebidos "via satélite" de outros países são feitas com o emprego de microondas.
fig
As microondas também podem ser utilizadas para funcionamento de um radar. Uma fonte emite uma radiação que atinge um objeto e volta para o ponto onde a onda foi emitida. De acordo com a direção em que a radiação volta pode ser descoberta a localização do objeto que refletiu a onda.
fig
Luz visível
Note que nosso olho só tem condições de perceber freqüências que vão de 4,3x1014 Hz a 7x1014 , faixa indicada pelo espectro como luz visível.
Nosso olho percebe a freqüência de 4,3x1014 como a cor vermelha. Freqüências abaixo desta não são visíveis e são chamados de raios infravermelhos , que têm algumas aplicações práticas.
A freqüência de 7x1014 é vista pelo olho como cor violeta. Freqüências acima desta também não são visíveis e recebem o nome de raios ultravioleta. Têm também algumas aplicações.
A faixa correspondente à luz visível pode ser subdividida de acordo com o espectro a seguir.
fig
Raios X
Os raios X foram descobertos, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Röntgen. Os raios X têm freqüência alta e possuem muita energia. São capazes de atravessar muitas substâncias embora sejam detidos por outras, principalmente pelo chumbo.
Esses raios são produzidos sempre que um feixe de elétrons dotados de energia incidem sobre um obstáculo material. A energia cinética do feixe incidente é parcialmente transformada em energia eletromagnética, dando origem aos raios X.
Os raios X são capazes de impressionar uma chapa fotográfica e são muito utilizados em radiografias, já que conseguem atravessar a pele e os músculos da pessoa, mas são retidos pelos ossos.
fig
Os raios X são também bastante utilizados no tratamento de doenças como o câncer. Têm ainda outras aplicações: na pesquisa da estrutura da matéria, em Química, em Mineralogia e outros ramos.
Raios Gama
As ondas eletromagnéticas com freqüência acima da dos raios X recebe o nome de raios gama (g ).
Os raios g são produzidos por desintegração natural ou artificial de elementos radioativos.
fig
Um material radioativo pode emitir raios g durante muito tempo, até atingir uma forma mais estável.
Raios g de alta energia podem ser observados também nos raios cósmicos que atingem a alta atmosfera terrestre em grande quantidade por segundo.
Os raios g podem causar graves danos às células, de modo que os cientistas que trabalham em laboratório de radiação devem desenvolver métodos especiais de detecção e proteção contra doses excessivas desses raios.