sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entreguerras, Bolsa de Valores e Mercado de ações

valore


Entre-guerras ou entreguerras  - é a denominação dada ao período que se estende do fim da primeira guerra mundial, em 11 de novembro de 1918, até o início da segunda guerra mundial, em 1 de setembro de 1939.
O período foi marcado pela Grande Depressão, associada a graves tensões políticas, culminando com a ascensão dos regimes totalitários em alguns países europeus, mas sendo assim esse período ocorreu também no resto do mundo. Na Alemanha e na Itália, surgiram o nazismo e o fascismo, respectivamente.
Estes graves problemas econômicos e políticos foram as causas da Segunda Guerra Mundial.
No Brasil, além do surgimento de um movimento de inspirações semelhantes ao fascismo, o integralismo, houve a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, instaurando o Estado Novo. Esse período entre-guerras pôs fim à hegemonia do capitalismo, e o socialismo foi colocado em prática.
Quando socialismo infiltrou-se na Rússia deu origem aos partidos de oposição ao Czarismo. Esses partidos são:
  • Os bolcheviques: eram a maioria, formados por camponeses e operários, com o objetivo de implantação imediata da revolução socialista. (Radicalismo revolucionário). A base dos bolcheviques era a ação dos sovietes que pregavam PAZ, PÃO e TERRA. A paz que eles tanto queriam era a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial; o pão era comida para os miseráveis, acabar com a fome; e a terra era terra para quem nela trabalha (reforma agrária).
  • Os mencheviques: eram a minoria, formados por burgueses que defendiam a implantação do socialismo de forma intermediária.
Nesse período os Estados Unidos passou a ser a grande potência mundial, tendo em suas mãos em torno de 50% de todo ouro mundial. Com a recuperação dos países europeus que sairam da 1ª Guerra Mundial, esses foram se erguendo, e tornaram-se independentes dos EUA. Dessa forma, a economia dos EUA começa a cair por final se originando a crise de 1929.


Crise de 1929, a Grande Depressão


Um fato importante que marcou os Estados Unidos pós-guerra foi a Grande Depressão, também chamada de Crise de 1929, pela qual o país passou. Ao final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos viviam um período de prosperidade e de total desenvolvimento jamais visto antes, que levava a euforia total da população do país. Mas, a partir do ano 1925, a economia norte-americana começou a passar por graves crises. Os principais motivos para o início dessa crise foram dois: o aumento da produção não conseguiu acompanhar o aumento dos salários dos trabalhadores e a restauração dos países europeus, que reduziram em grande parcela as importações de produtos norte-americanos. A produção das fábricas norte-americanas não parava, mas a falta de consumidores era um fato alarmante e que estava estampado na cara dos fabricantes. Devido a interligação desses fatos houve uma superprodução. As indústrias foram então forçadas a diminuir sua produção e a demitir diversos funcionários, fato que agravou ainda mais a crise. Essa crise chegou ao mercado das ações, onde os preços dos papéis da Bolsa Nova-Iorquina despencaram e ocasionaram o Crash da Bolsa de Valores. O dia 29 de outubro de 1929, dia em que os valores das ações caíram drasticamente, é conhecido popularmente como o início da Grande Depressão e a Quinta-Feira Negra. Com essa queda, milhares de corretores perderam de um dia para o outro grandes valores em dinheiro, a inflação implantou-se no país, houve duras quedas nas taxas de vendas de produtos, que levou ao obrigatório fechamento de diversas empresas rurais e industriais, além da elevação do desemprego.
Os efeitos dessa enorme crise foram vistos e sentidos no mundo inteiro. A Alemanha foi o país que mais se saiu prejudicado, pois vinha se recuperando da humilhações e das dívidas conseqüentes da Primeira Guerra Mundial graças aos capitais norte-americanos perdeu muito dinheiro e viu grande parte da sua população desempregada.
Para diminuir as conseqüências negativas da Grande Depressão, o presidente do país, Franklin Roosevelt introduziu um conjunto de medidas nomeado New Deal. O New Deal foi um progama que ajudou a reduzir os efeitos da crise a partir de 1933.
A Crise de 1929 é considerada a mais grave e mais longa de recessão econômica da século XX.

Fonte : http://pt.shvoong.com/books/1849012-per%C3%ADodo-entre-guerras/


Bolsa de Valores Como Funciona


Esta é uma dúvida de milhares de pessoas, pois todos sabemos o quão pode ser vantajoso investir na Bolsa de Valores. Por isso acompanhe a matéria de hoje e saiba todo o necessário sobre investimentos em ações.
Assuntos que dizem respeito ao sistema utilizado na “Bolsa de Valores” é de interesse de todos, visto que quem obtém uma maior percepção sobre isso, pode facilmente ganhar um bom dinheiro e viver das ações que comprar. Por isso ao decorrer deste artigo iremos esclarecer algumas dúvidas freqüentes e responder as principais perguntas feitas por principiantes que pretendem ser investidores da bolsa.

O que é a Bolsa de Valores?
É a organização do mercado, há locais específicos, onde são negociados as ações de empresas de capital aberto (sejam elas públicas ou privadas).

O Que São Ações?
Uma “ação’ é uma pequena parte do capital de uma empresa, como se fosse uma pequena fatia de todo o lucro. Uma pessoa que adquire uma ação através da Bolsa de Valores, passa a ser sócio dessa empresa, a grandeza disso vai depender da quantidade de ações de uma mesma empresa que você possuir.
Qual o Valor Mínimo que é Permitido Para Investir em Ações?
Não verdade não há um valor mínimo, este pode variar de acordo com a corretora e o preço das ações que desejar comprar. Para aqueles que investirem pequenos valores como, por exemplo, R$1.000 reais, um bom negócio pode ser optar por um fundo ou clube, pois esta é uma maneira de aumentar o total investido.

Quais os Riscos?
A compra de ações é considerada de risco pelo fato de que o preço das ações podem sempre variar, de acordo com o sucesso da empresa, por isso pode ser um investimento o qual não reverterá o valor investido.
Mas se você possui conhecimento de mercado esta pode ser uma boa opção, algumas pessoas vivem apenas dos lucros obtidos pela compra de ações, vale a pena pensar no assunto.

Mercado de ações

Antes de mais nada é importante definir o que é uma ação. Você já deve ter lido em algum lugar que uma ação é um título de renda variável emitido por uma sociedade anônima que representa a menor fração do capital da empresa emitente.

Vamos traduzir esta definição aos poucos: primeiro é importante entender o que é uma sociedade anônima (S.A.). Uma Sociedade Anônima é uma empresa que pode ter ações em bolsa (capital aberto), ao contrário, por exemplo, de uma limitada (Ltda), onde o capital não é listado em bolsas (capital fechado). A maior parte das grandes empresas são S.A´s, enquanto a maioria das pequenas empresas são Ltdas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário