sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Classificação dos elementos químicos

Outra maneira de classificar os elementos químicos é agrupá-los, segundo suas propriedades físicas e químicas, em: metais, ametais, e gases nobres.
Metais
Características:
 - Sólidos em temperatura ambiente;
- Maleáveis;
- Elevada temperatura de fusão;
- Bons condutores de corrente elétrica e calor;
- Brilho metálico;
- Som característico;
- Densos;
- Dúcteis;
- Ferro , cobalto e níquel são atraídos por imãs;
Ametais ou não metais
Características:
- Baixa temperatura de fusão;
- Maus condutores de eletricidade e calor;
- Quando sólidos se fragmentam;
- Opacos;



Hidrogênio
É um elemento que possui a propriedade de se combinar com metais e ametais. Nas condições ambiente, é um gás extremamente inflamável e tem comportamento químico semelhante ao dos ametais.
Atualmente, de acordo com as recomendações da IUPAC ele é considerado um ametal.
Gases Nobres
Como o próprio nome sugere, esses elementos apresentam-se em estado gasoso nas condições ambientes. Sua principal característica química é a grande estabilidade, ou seja, possuem pequena capacidade de se combinar com outros elementos.
Química e Sociedade
Tatuagem
Os elementos de transcrição formam compostos coloridos. Devido a essa característica, são utilizadas com várias finalidades, por exemplo: na fabricação de vidros coloridos e em tatuagens.
Tipos de tatuagens
-Temporárias: em geral são feitas utilizando-se uma substancia conhecida por hena, uma planta encontrada originalmente na Índia e em países do Oriente Médio. A coloração natural da hena é marrom ou ferrugem, e ela não é tóxica. Para que a hena apresente outras colorações- por exemplo, preta-, recebe a adição de alguma substância contendo chumbo ou mercúrio. Esse tipo de hena pode ser nocivo. As tatuagens de hena desaparecem após algumas lavagens.
- Definitivas:
A técnica dessa forma de tatuagem consiste em introduzir na derma, com o auxílio de agulhas, pigmentos coloridos que ficam retidos nas células da derme de maneira permanente.
Quando uma pessoa decide fazer esse tipo de tatuagem, deve estar consciente de que o processo é doloroso e pode trazer riscos à saúde, uma vez que alguns pigmentos são tóxicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário