sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Globalização

O que é Globalização 










Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

Origens da Globalização e suas Características
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc. 
        Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.



                                                  Variedade de usos do termo: 





- Mostrar a expansão da indústria em direção à alguns países desenvolvidos ;

- Caracterizar a mundialização do comércio, que esta integrando os mercados nacionais aos mercados globais;

- Mostrar a sofisticação e o avanço dos meios de transporte e comunicação;

- Caracterizar a rápida difusão da tecnologia;

- Indicar o crescimento de fluxos de capitais entre os países;

- Explicar a expansão de espaços virtuais, formados pelas redes de informática e telecomunicações;

- Mostras a formação de blocos econômicos e a ampliação das organizações supranacionais.

- Descrever a propagação mundial do capitalismo;





Consequências : 

- Provoca uma grande homogeinização de hábitos e costumes no mundo, levado a perda de elementos das culturas locais e diluindo a identidade dos pobres;

- Enfraquece as fronteiras nacionais e facilita o livre comércio, mas os fluxos comerciais mundiais estão sob controle das nações e empresas mais poderosas;

- Aumenta a desigualdade social e econômica entre os países no mundo e também internamente em cada país, levando à concentração de renda.

- Estimula uma concorrência feroz, já que a redução dos custos de produção tornam-se essencial, obrigando as empresas a automatizarem seus processos produtivos e reduzirem o uso de mão de obra gerando desemprego.

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